Depoimentos de Profissionais de Saúde : POD

11/19/2013 depoimentos 0

Ao longo dos últimos dois anos, temos constatado um problema crescente com a rápida propagação de Acinetobacter baumannii nas nossas Unidades de Cuidados Intensivos – e, sinceramente, uma solução não parecia evidente! Ponderámos a hipótese de “tendas de isolamento” temporárias (muito pouco atraentes e de dimensão fixa) que foram rejeitadas por não proporcionarem um ambiente aceitável para doentes e profissionais de saúde. O POD resolveu o nosso problema eficazmente: quartos adaptados à medida, com sistemas de filtragem de ar HEPA e plena visibilidade do doente – o fim dos nossos problemas com Acinetobacter baumannii! Eu recomendaria o POD a qualquer hospital.”

Médico infecciologista, Unidade Cuidados Intensivos

 

As autoridades de saúde pública do Reino Unido têm vindo a pressionar os hospitais para desenvolver um plano de acção formal a implementar no caso de um surto de Enterobactérias produtoras de carbapenemase. A nossa avaliação de risco relativa a um surto desta estirpe evidenciou um risco elevado de transmissão em duas das nossas enfermarias na Unidade de Cuidados. Quatro PODs permitiram-nos elaborar um plano de acção eficaz. Continua a haver preocupação relativamente à resistência à Colistina mas os PODs constituirão uma nova arma para combater este problema.”

Team Leader, Gestão de Risco Hospitalar

 

Todos os invernos enfrentamos um grande desafio no nosso hospital com a falta de quartos individuais. No ano passado, a época da gripe foi relativamente ligeira, pelo que escapámos ilesos – mas a administração do hospital permanece realmente preocupada com o custo de surtos de norovírus, bem como os crescentes problemas ligados a bactérias resistentes a antibióticos, como Klebsiella e Pseudomonas. O nosso plano original envolvia obras para a transformação de uma enfermaria de quatro camas em dois quartos individuais, mas, dado o actual cenário financeiro, o hospital recusou o plano devido aos avultados valores envolvidos, que são, em parte, relacionados com os custos de encerramento da unidade durante as obras de construção. Com o POD – que poderá ser instalado sem fechar a unidade – encontrámos uma solução. Espero que a próxima época de gripe seja igualmente ligeira, mas, se não for esse o caso, estaremos certamente muito melhor preparados com os PODs já operacionais.

Director, Comissão de Controlo de Infecção

 

A Comissão de Controle de Qualidade começou a colocar a nossa instituição sob pressão devido à inadequada infraestrutura de assistência ao doente, em parte devido à falta de quartos individuais. A resposta rápida desta empresa – capaz de ir da digitalização por laser da unidade à instalação dos PODs em apenas duas semanas – foi brilhante. Esta estrutura permitiu-nos responder a uma grande parte das preocupações da Comissão de forma eficaz e num período de tempo muito curto.”

Team Leader, Segurança Hospitalar

 

Temos problemas persistentes com a transmissão de Acinetobacter baumannii numa das nossas unidades de transplante desde há alguns meses. Queríamos experimentar alguns dos novos sistemas de “desinfecção ambiental automatizada” para erradicar o problema, mas isso parecia impraticável, devido à falta de quartos individuais e à nossa incapacidade de fechar a unidade. A ajuda foi facultada em duas frentes: Primeiro, com o projecto e instalação de PODs; em segundo lugar, com a o uso do sistema de desinfecção por Vapor de Peróxido de Hidrogénio (VPH). A combinação dos PODs com a tecnologia VPH tem, sem dúvida, ajudado a reduzir as nossas taxas de Acinetobacter baumannii.”

Chefe Unidade de transplante

 

O nosso hospital atende uma comunidade multiétnica e altamente diversificada, uma proporção significativa da qual viaja com frequência por via aérea para países menos desenvolvidos. Ao longo dos últimos anos, constatamos cada vez mais doentes hospitalizados em quem identificamos organismos multi-resistentes, incluindo Enterobactérias produtoras de carbapenemase.

Um dos nossos maiores desafios tem sido conter as taxas de infecção associadas aos cuidados de saúde na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). O hospital está em contenção de custos e não haverá possibilidades de investimento. Foi-nos dito que a proposta de novos quartos individuais/isolamento para a UCI será simplesmente impossível. Depois de ver o POD no congresso da Sociedade de Prevenção de Infecção fomos capazes de demonstrar à administração do hospital que esta estrutura geraria uma efectiva economia de custos, além de melhorar a qualidade do tratamento do doente. Os PODs foram instalados rapidamente na nossa UCI, com um mínimo de perturbação. Perfeito!

Membro da Comissão de Controle de Infecção

 

“A gestão de camas e movimentação dos doentes no hospital tem sido um pesadelo para nós este ano! A administração do hospital tem estado sob enorme pressão para melhorar este indicador chave de desempenho… Uma mudança era claramente necessária. O que realmente resolveu o nosso problema foi a implantação de PODs que nos deu a capacidade de transferir doentes de alto risco vindos do Serviço de Urgência para quartos individuais apropriados. A rapidez da implantação e o facto de serem feitos à medida tornaram-nos uma solução rápida e bem pensada. Iremos com certeza instalar mais PODs… ”

Responsável da Gestão de Camas

 

O nosso grupo hospitalar está sujeito a multas substanciais devido a uma incidência de infecções por Clostridium difficile acima dos objectivos. A maioria destas infecções surgiu em duas unidades sem quartos individuais. Desde que os PODs existem verificámos uma redução acentuada na infecção associada. Mal podia acreditar o quão rápido e silenciosamente os PODs foram instalados!

Membro da Comissão de Controle de Infecção

 

Uma das vantagens inesperadas dos nossos novos PODs foi a melhoria do sono dos nossos doentes pela redução do ruído ambiente durante a noite. Uma unidade de alta dependência é normalmente muito barulhenta durante a noite e os nossos doentes reclamam frequentemente relativamente a dificuldades em dormir. Os PODs proporcionaram uma grande melhoria: o descanso dos doentes constitui uma efectiva vantagem para resultados clínicos positivos!

Gestor da Unidade, Unidade de Alta Dependência

 

“O nosso problema estava bem identificado: uma unidade de terapia intensiva com altas taxas de transmissão de infecção por Gram-negativos, com incidência particular de Acinetobacter baumannii. A solução também foi clara: precisávamos de quartos individuais – Mas depois as coisas tornaram-se mais difíceis: Nós não poderíamos fechar a unidade nem podíamos pagar as grandes obras de construção… Registámos elevadas taxas de IACS associados a organismos multiresistentes. Estávamos dependentes de Colistina. No final, a solução que adoptámos foi com base nos PODs: instalação rápida e silenciosa e feitos à medida para a nossa unidade. Os PODs ajudaram-nos, sem dúvida, a controlar o nosso problema de Acinetobacter baumannii. ”

Enfermeira de controle de infecção, UTI